Saiba como embalar um produto da melhor maneira e conquistar seu cliente
Embalagens sofisticadas, modernas e personalizáveis. Esse é um dos trunfos que uma empresa deve apostar para conquistar os clientes. Ter as ferramentas adequadas para criar embalagens lindas é um dos requisitos para ter sucesso, mas, obviamente, ela não é a única forma.
Nem todos os empreendedores têm tempo para desenhar suas próprias embalagens, mas, mesmo aqueles que terceirizam a tarefa, devem conhecer de perto as etapas do processo para poder avaliar melhor o trabalho contratado.
Confira as dicas do especialista em design Fabio Mestriner, professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, para ter um resultado impecável:
Entender o produto
A embalagem é a expressão do conteúdo. Não é possível desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Suas características, sua composição, seus diferenciais de qualidade e seus principais atributos precisam ser bem compreendidos.
Conhecer o consumidor
Saber quem compra e usa o produto é fundamental para estabelecer um processo de comunicação efetiva por meio da embalagem. As características desse consumidor, seus hábitos e suas atitudes em relação ao produto e, principalmente, a motivação que o leva a consumi-lo são um pontos-chaves que o designer deve conhecer.
Compreender o mercado
O mercado em que o produto circula tem suas características próprias. Tem história, dimensões e perspectivas. É um cenário concreto que precisa ser conhecido, estudado e analisado para que o design não seja um salto no escuro. O fabricante do produto deve fornecer as informações de que dispuser sobre o setor ou buscá-las nas fontes de pesquisa para subsidiar o projeto.
Saber quem é a concorrência
Por melhor e mais bonito que seja o design, ele não será eficaz se não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de venda. Conhecer as condições em que se dará a competição é fundamental. Estudar cada um dos concorrentes, analisar a linguagem visual da categoria e compreendê-la são pontos importantes para o sucesso do projeto.
Conhecer o processo de produção
O designer precisa conhecer vários pontos antes de conceber a embalagem: como é a linha de produção e embalagem, a estrutura dos materiais utilizados, as técnicas de impressão e decoração, o fechamento e a abertura, os desenhos ou as plantas técnicas da embalagem a ser desenhada. Isso ajuda a obter o máximo dos recursos disponíveis e evitar erros que podem prejudicar o projeto.
Ter objetivos claros
O designer precisa entender por que está desenhando a embalagem e o que se busca com o projeto. Os objetivos de marketing e as diretrizes comerciais do produto precisam ser comunicados claramente. Depois de concluído todo o processo, cabe ao designer e ao cliente testarem a efetividade do produto final, indo ao ponto de venda e conversando com os clientes.