Segundo dados da ABComm, o faturamento de compras natalinas está estimado em mais de R$ 205 bilhões
A Black Friday é responsável pela última sexta-feira do mês de novembro ser tomada por uma movimentação que já se tornou cultural no Brasil. Todo ano milhões de clientes vão às lojas em busca dos mais variados tipos de produtos, e, em especial, das promoções que abrem a temporada de compras natalinas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento estimado para o e-commerce neste período em 2024 é de R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10% em comparação com o ano passado. Assim, é importante se destacar no mercado.
Pensando nisso, Lucas Castellani, Fundador e CEO da Cartpanda, plataforma de soluções para o e-commerce, compartilha 6 dicas para alavancar suas vendas neste final de ano. Confira as estratégias abaixo:
Conheça seu público-alvo e segmente suas estratégias
É de suma importância conhecer o público-alvo do seu negócio para traçar suas estratégias de marketing. Analisar os dados de clientes anteriores pode ajudar a entender os padrões comportamentais e preferências de compra e assim possibilitar uma comunicação mais personalizada.
Ofertas irresistíveis e promoções exclusivas
O espírito da Black Friday está nas ofertas. Então destaque de forma bem visível os produtos que entraram em promoção e não deixe de divulgar os descontos em todos os canais de comunicação da sua marca. Somado a isso o frete grátis também é um grande atrativo para qualquer tipo de público.
Experiência do cliente personalizada
Uma experiência personalizada fará seus clientes se sentirem especiais. Assim, baseie-se em compras anteriores para recomendar produtos e sugestões de presentes com maior chance de acerto. Este atendimento mais minucioso pode fazer toda a diferença na hora das compras.
Produção de conteúdo envolvente
Conteúdos nas redes sociais são a melhor forma de engajar os clientes e construir um relacionamento forte com o público, gerando consumidores de longo prazo. Use as redes sociais para deixar todos sabendo das promoções que seu negócio oferecerá na Black Friday.
Facilidade de navegação na loja e checkout transparente
Outro fator muito importante é oferecer uma experiência de compra fluida, para assim evitar o abandono de carrinho. Assim, é fundamental otimizar a navegação no seu site, simplificando a busca por produtos e o processo de checkout. O Cartpanda Go é um checkout de 1-clique que finaliza as compras em menos de 10 segundos. “É importante poder contar com uma plataforma de e-commerce eficiente que possa contribuir com os resultados em qualquer época do ano, principalmente em uma data tão importante para o varejo como a Black Friday”, afirma Castellani.
Análise de resultados e otimização contínua
O processo após esse período também é importante para medir as métricas de vendas, taxas de conversão e engajamento nas redes sociais. Analise esses dados para identificar as áreas em que pode melhorar e refinar suas estratégias para futuras campanhas.
“É preciso investir em dados que disparem ações proativas baseadas em determinados comportamentos do cliente, como, por exemplo, queda de engajamento ou aumento de consumo, eles podem e devem ser utilizados como meio de planejar e ajustar estratégias”, conclui o CEO.
Fonte: Varejo SA