Especialista diz que o correto uso da IA pode ajudar a desenvolver produtos e personalizar serviços de forma assertiva, com base nas preferências do cliente
Quando as pessoas falam de forma leiga de Inteligência Artificial, muitas vezes, entende-se que é um tipo de recurso tecnológico com inteligência avançada ou que substituiria o trabalho humano, mas a verdade não é realmente essa. IA é uma ferramenta extremamente importante para que o empreendedor possa desenvolver e aprimorar seus produtos, personalizar os serviços e, principalmente, atingir a satisfação do seu cliente. Afinal, trata-se de um importante aliado para o sucesso do negócio.
Segundo Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing,o uso correto da solução permite à empresa explorar valiosos recursos para atender às preferências dos seus clientes. “Quando utilizamos o chatbot (aplicação usada para interação com com clientes, de forma automatizada), por exemplo, é possível otimizar o atendimento ao cliente e melhorar a experiência com o usuário, pois é possível, de forma rápida, entender o que ele precisa, direcionar uma solução ou o departamento que pode ajudá-lo. O cliente não precisa enfrentar uma longa fila de espera de contato para ter um primeiro retorno do que necessita ”, detalha o empresário.
Além disso, ainda que a empresa tenha uma equipe muito qualificada, em seus diferentes departamentos, a Inteligência Artificial pode auxiliar para entender pontos-chave para o sucesso de qualquer negócio. “Os benefícios da IA ajudam também a entender onde estão os gargalos da empresa, ou seja, onde os processos estão demorando mais para serem concluídos, como é possível reduzir custos nos departamentos, sem impactar a qualidade do produto final, otimização dos processos de logística, desde a gestão de inventário até a distribuição de produtos, visando sempre a eficiência do negócio”, complementa Renato.
O uso contínuo da IA também poderá ser um relevante aliado para a melhoria contínua dos processos e produtos da empresa, em diversos outros pontos. “O uso a longo prazo auxilia na tomada de decisões mais assertivas para o negócio, em uma maior eficiência operacional, nas estratégias de marketing para crescimento da marca e para atingir novos leads, na segurança de dados da empresa, gestão mais assertiva para contratação de pessoas para os departamentos da empresa, dentre tantas outras”, finaliza Torres.
Fonte: Varejo SA