Já para atendimento ao cliente, o WhatsApp é o preferido dos empreendedores do varejo online
Em 2023, 59,5% das pequenas e médias empresas online utilizaram o Instagram como o principal meio de criação de conteúdo digital para divulgação de sua loja virtual; seguido por WhatsApp (39%), Facebook (38%) e TikTok (22%). É o que aponta o estudo NuvemCommerce 2024, realizado pela Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.
De acordo com Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente da Nuvemshop, estar inserido no mundo digital através das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas. “A proximidade com os clientes deve ser uma das prioridades do empreendedor, e na maioria dos casos, o primeiro contato se dá através das redes sociais. Manter um padrão de comunicação com características próprias e com a sua identidade visual impacta o público de uma forma única, o que gera interesse, identificação e consequentemente engajamento para as vendas”, afirma Marcela.
Em relação ao atendimento ao cliente, WhatsApp é a opção mais utilizada pelos empreendedores (59%), seguido pelo Instagram (50%) e Facebook (24%). “A manutenção do contato após o primeiro impacto nas redes sociais é extremamente relevante para a fidelização do cliente, assim como a rapidez na resolução das dúvidas e problemas ao atender o consumidor. A jornada de compra do consumidor deve ser entendida e ativada pelo lojista em todos os pontos de contato, bem como inserida em seu planejamento estratégico”, completa Marcela.
Já sobre canais de venda, aproximadamente 87% dos empreendedores utilizaram as redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online. WhatsApp/Telegram (44%), Instagram Shopping (37%) e Loja do Facebook (22%) estão entre os principais meios utilizados.
Outro ponto mostrado pela pesquisa é sobre campanhas de anúncios pagas, estratégia utilizada por metade dos empreendedores entrevistados, na qual a maioria (60%) utilizou o Instagram Ads e o Facebook Ads. Menos de R$ 300 foi o valor investido por 34%; enquanto outros 13% investiram entre R$300 e R$1.000; e 6,5% entre R$ 1.000 e R$ 5.000.
Sobre NuvemCommerce
O NuvemCommerce é o estudo anual da Nuvemshop que apresenta um panorama das principais características, desafios e estratégias dos micros, pequenos e médios negócios brasileiros, bem como grandes marcas, que vendem online com loja própria. Além de promover a democratização desses dados, o material indica as principais tendências do e-commerce, apoiando empreendedores de todo o Brasil a tomar as melhores decisões para seu negócio digital. A 9ª edição, publicada em 2024, foi realizada através de pesquisa qualitativa e quantitativa com mais de 1.900 empreendedores brasileiros que utilizam a plataforma da Nuvemshop.
Confira o relatório completo aqui.
Fonte: Varejo SA