Black Friday, multas e desafios fiscais: 3 dicas para evitar erros

Um dos períodos mais agitados do ano também pode ser um cenário propício para problemas fiscais; especialista compartilha melhores práticas

A emissão incorreta de notas fiscais pode causar às empresas multas que variam de 10% a 100% do valor de cada uma. Normalmente, essa já é uma preocupação para qualquer negócio — mas, durante a Black Friday, torna-se um ponto central, visto que a quantidade de notas aumenta consideravelmente. Segundo a Pesquisa de intenção de compra Black Friday 2024 da Opinion Box com a Wake, 66% dos brasileiros pretendem fazer compras na data. E o perigo financeiro nem é o único desafio da gestão fiscal nesse período.

“O desempenho da área fiscal pode impactar em muitos aspectos, inclusive na experiência do consumidor. Longas filas, demora na entrega, escassez de estoque e problemas com pagamentos são alguns exemplos do que pode acontecer, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce”, aponta Hugo Ramos, CEO da Oobj, referência nacional em soluções para Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) e outras demandas fiscais digitais

Para fugir das multas, garantir uma boa experiência dos clientes e se preparar para datas-chave como a Black Friday, o profissional recomenda três práticas fiscais importantes. Confira:

Invista em otimização de processos fiscais

A gestão fiscal é complexa. A atenção aos impostos, compliance, emissão de documentos fiscais, escrituração e entrega de declarações, dentre inúmeros outros detalhes, fazem muita diferença nas finanças, uma vez que qualquer erro pode incorrer em multas ou investigações em busca de inconformidades.

Por isso, é fundamental investir em soluções tecnológicas que otimizem esses processos. “Sistemas fiscais de qualidade permitem organizar, monitorar e acompanhar a emissão de documentos, mesmo em períodos de alta demanda. Além disso, eles ajudam a corrigir erros, como a duplicidade de notas ou falhas na comunicação com a SEFAZ, problemas comuns em datas movimentadas como a Black Friday”, destaca Hugo.

Não se esqueça do CTe

Para quem precisa transportar mercadorias, é fundamental ficar de olho no processamento do Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), um documento que registra a operação de prestação de serviços de transporte de carga.

Segundo Ramos, ele é obrigatório para empresas transportadoras dos modais ferroviário, aquaviário, rodoviário, aéreo e dutoviário, mas também envolve diferentes atores no processo de transporte, como o recebedor, o tomador e o expedidor, entre outros. Todos devem ser corretamente identificados no documento.

Crie uma força-tarefa de monitoramento fiscal

Como a quantidade de notas fiscais recebidas durante a Black Friday aumenta significativamente, é preciso ter certeza de que todas estão corretas. Ao verificar incoerências, é possível solicitar a carta de correção o mais rápido possível.

“Alguns dos principais impostos a serem verificados nas notas incluem COFINS, ICMS e PIS. As obrigações fiscais podem variar de acordo com o estado, então é preciso que a equipe esteja atualizada para as necessidades do negócio. Vale lembrar que a Black Friday acontece no final de novembro, então é provável que os dias seguintes sejam de auditoria para o fechamento contábil do mês”, conclui Hugo.

Fonte: Varejo SA