Com as mudanças climáticas, as práticas sustentáveis passaram a ser uma demanda básica dos consumidores; confira 6 dicas para tornar o seu negócio sustentável
A palavra “sustentabilidade” deixou de ser algo etéreo e se tornou bastante palpável e estratégico para a humanidade, o que obviamente afeta o dia a dia das empresas, não importando o seu porte. “Na essência, a sustentabilidade nos negócios consiste em operar de uma forma que não seja apenas lucrativa, mas também benéfica para as pessoas e para o planeta. Trata-se de tomar decisões que garantam a saúde empresarial a longo prazo, sem comprometer as responsabilidades ambientais e sociais”, explica empreendedora canadense Tara Milburn, em artigo para a revista Forbes.
Com as mudanças climáticas, as práticas sustentáveis passaram a ser uma demanda básica dos consumidores. Mais que isso, podem aumentar a conexão com o cliente e, consequentemente, os resultados financeiros. Isso porque ações sustentáveis genuínas não só mostram o compromisso da empresa com a sociedade e o meio ambiente como também se tornam um poderoso íman de bons talentos e mais compradores.
“A questão é simples: trazer sustentabilidade para o seu negócio não envolve apenas seguir regras. Ajuda você a se destacar da concorrência, aumentar seus lucros e manter e atrair ótimos funcionários”, diz Tara Milburn, fundadora da Ethical Swag, empresa com a certificação B Corp., que mede os impactos ambientais e sociais dos negócios e verifica as práticas sustentáveis dos empreendimentos avaliados.
Mas como você traduz essa ideia ampla em etapas viáveis? As MPEs (micro e pequenas empresas) podem começar a sua jornada sustentável utilizando a ferramenta gratuita B Assessment, que ajudará identificar as áreas de impacto socioambiental do negócio e ainda estruturar medidas baseada em cinco pilares: comunidade, funcionários, governança, meio ambiente e clientes. Outro bom recurso é se guiar pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criado pelas Nações Unidas.
“Abraçar a sustentabilidade é mais do que uma tendência, é uma mudança fundamental na forma como fazemos negócios. Para pequenas empresas, iniciar esta jornada pode ser assustador, mas é essencial para o sucesso a longo prazo”, comenta Tara Milburn.
Confira 5 dicas viáveis para tornar o seu negócio sustentável:
1. Compreenda o seu impacto
Comece avaliando como suas atividades empresariais afetam o meio ambiente e a sociedade. Pode ser a sua cadeia de abastecimento, a pegada de carbono, a gestão de resíduos ou o envolvimento da comunidade. Onde estão suas maiores áreas de impacto?
2. Estabeleça metas realistas
Depois de conhecer suas áreas de impacto, estabeleça metas de sustentabilidade alcançáveis. Isso pode incluir a redução de resíduos, o fornecimento responsável de materiais ou o apoio às comunidades locais.
“Sempre incentivamos nossa própria equipe a se voluntariar em suas comunidades, concedendo-lhes folga remunerada para isso. Para nossos clientes, garantimos que nossa cadeia de suprimentos seja transparente e fornecemos relatórios sobre aspectos ESG (ambientais, sociais e de governança) de suas compras”, exemplifica a canadense.
3. Seja transparente
Compartilhe com a sua comunidade – clientes, funcionários e investidores – cada passo da sua jornada de sustentabilidade. Divulgue nos seus canais de comunicação seus objetivos, progresso e desafios com suas partes interessadas. “A perfeição é inimiga do progresso. Não pense que você precisa ter tudo planejado antes de começar. No entanto, lembre-se de que ser genuíno é diferente de ser impecável – evite o greenwashing*, pois a autenticidade é fundamental”, ressalta a fundadora da Ethical Swag.
4. Eduque e envolva sua equipe
A sustentabilidade deve ser um esforço de equipe, ou seja, deve envolver funcionários, fornecedores, parceiros e clientes. Eduque os stakeholders sobre a temática e envolva-os na criação das práticas sustentáveis do negócio. Crie ainda um ambiente no qual todos possam ‘ouvir e reagir’. Isso permite evoluir a estratégia com base no seu desempenho real e responder às mudanças rapidamente.
5. Inove continuamente
A sustentabilidade é um campo dinâmico. Mantenha-se informado sobre novas tecnologias e práticas que podem ser integradas ao seu negócio. Cerque-se de pessoas que pensam como você em sua rede. As ideias estão por toda parte quando sabemos a quem perguntar e onde procurar.
Dica extra
A sustentabilidade é um processo contínuo de aprendizagem, adaptação e melhoria. Ao tomar medidas antecipadamente, você não está apenas contribuindo para um mundo melhor, mas também construindo um negócio resiliente e preparado para o futuro.
Fonte: Varejo SA